União Europeia: um projecto suspenso

As primeiras três semanas da caótica presidência de Donald Trump exerceram um forte efeito de alienamento em relação aos muitos e complexos temas que ocuparam a agenda internacional durante 2016.

Quem nos leia ou oiça desde fora da Europa dirá que superámos todos os problemas enfrentados nos últimos oito anos e que temos na nova etapa norte-americana uma oportunidade para reafirmar a União Europeia (UE) no quadro internacional. Alguns analistas têm afinado por este diapasão, procurado descortinar no actual caos e nas tentações proteccionistas e isolacionistas de Donald Trump vazios passíveis de ser ocupados pela UE.

A expectativa poderia fazer sentido, caso a Europa atravessasse um momento de estabilidade como não vive desde a última década do século XX. Nos anos 90, a UE protagonizava um debate político e intelectual muito marcado pela clivagem entre federalistas e soberanistas, entre os que defendiam a moeda única e a abertura de fronteiras e os que procuravam preservar os poderes do Estado nestas e noutras matérias. Este debate projectava-se nas prateleiras e expositores das livrarias, com vasta produção de políticos, diplomatas e académicos sobre o tema.

A crise das dívidas soberanas, as consequências sociais das alterações do modelo produtivo (globalização e deslocalização da indústria) e do envelhecimento da população deterioraram a boa imagem de um projecto assente no Estado social e no incremento do nível de vida da população. No limite, existe um sentimento patriótico (ou até nacionalista) subtil entre os cidadãos que faz com que tudo se possa perdoar a um Estado, ao seu Estado, por muito que este os destrate e os obrigue a sacrifícios. A UE não goza desse privilégio e dessa margem de tolerância. À UE tendemos a nada perdoar.

Leia o artigo completo no site da RTP Notícias.

121st Plenary Session of the Committee of the Regions. Photo by EPP Group in the CoR / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply