12 ABR | Um Ano de Trump no Mundo: continuidade ou mudança na política externa dos EUA?

No dia 12 de abril irá decorrer no ISCTE-IUL um Seminário de Estudos Internacionais. A sessão é aberta ao público e decorre no auditório B2.03 (Edifício II, ISCTE-IUL)

Sobre o seminário

A eleição de Donald Trump, alguém sem qualquer experiência prévia na política norte-americano, em Novembro de 2016, foi um facto inesperado de grande importância, tendo em conta o enorme poder do presidente dos EUA. Logo se iniciou um debate que continua até hoje em torno da questão: até que ponto Trump como presidente iria procurar implementar as rupturas na política externa norte-americana que defendeu como candidato populista? Seria que as demais instituições do sistema político norte-americano consigam moderar Trump e assegurar a continuidade da ação externa dos EUA? Ou assistiremos a uma viragem significativa na postura dos EUA no mundo. Neste seminário iremos fazer o balanço, um ano depois, do real impacto do Presidente Trump em termos de mudança e continuidade na política externa norte-americana em relação às principais regiões do mundo.

Programa

14:00-15:00 Trump e a política externa dos EUA em África (Ana Lúcia Sá CEI ISCTE-IUL; Alexandra Dias, IPRI FCSH-UNL)
15:00-16:00 Trump e a política externa dos EUA na Ásia e Médio Oriente (Giulia Daniele, CEI ISCTE-IUL; Luís Tomé, UAL)
16:00-16:30 Intervalo
16:30-17:30 Trump e a política externa dos EUA na América Latina (Pedro Seabra CEI ISCTE-IUL; Felipe Albuquerque, ICS-ULisboa)
17:30-18:30 Trump e a política externa dos EUA na Europa (Luís Nuno Rodrigues, CEI ISCTE-IUL; Bruno Cardoso Reis, CEI ISCTE-IUL)

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply