Um Reino muito desunido

Negociar o “Brexit” será um tremendo desafio para Londres, que poucos parecem querer abraçar.

A primeira conclusão a retirar das eleições britânicas de 8 de Junho de 2017 foram uma demonstração da crescente polarização, regional, etária, social de um Reino muito desunido. Importa recordar que a Inglaterra não é a mesma coisa que o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Por exemplo na Escócia esta eleição foi muito diferente de Inglaterra. O partido nacionalista escocês, que está no poder na Escócia, perdeu para todos os outros. E os conservadores escoceses com uma líder carismática, Ruth Davidson, tiveram um resultado muito positivo, em contraste com a Inglaterra onde Theresa May se revelou um desastre em campanha.

Este facto ajuda a perceber por que é que eleições britânicas são difíceis prever. O sistema de círculos uninominais e winner takes all resulta em múltiplas eleições locais. Mas também uma tendência para o voto útil e o bipartidarismo. A maior ou menor popularidade do candidato a primeiro-ministro de um partido é influente, mas não anula a dimensão local e o peso da personalidade dos candidato, e no caso não apenas da Escócia, mas também de Gales, e Irlanda do Norte a dimensão nacional, pois há várias nações no seio do Reino Unido.

A segunda conclusão é que esta eleições que se pensava que seriam determinadas pelo “Brexit”, revelou uma vaga de rejeição das políticas de austeridade dos Conservadores de que os Trabalhistas de Jeremy Corbyn beneficiaram. Daí também que o UKIP, o guardião do hard Brexit, ter sido o maior derrotado da noite. O líder do UKIP perdeu de forma humilhante apesar de concorrer num círculo eleitoral que tinha o recorde de votos a favor do “Brexit”. Os ganhos eleitorais de Corbyn são mais um exemplo do impacto da crise económico-financeira – resultando em resultados eleitorais inesperados que criam problemas de governabilidade por toda a Europa.

Leia o artigo completo no site do jornal Público.

Photo by Bankenverband / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Bruno Cardoso Reis

Researcher at CEI-IUL. PhD in International Security (King's College). Master in Historical Studies (Cambridge Univ.). Professor at ISCTE-IUL. Researcher at ICS-IUL and King's College.

Leave a Reply