União Europeia e Mercosul na fase crítica

Antigo otimismo e voluntarismo

Aumentam as expectativas e contradições para alcançar um Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Representantes de ambos os blocos afirmam que chegaram ao fim 22 anos de negociações e até que 14 de dezembro será assinado um acordo. Em 2004, Martín Redrado, então secretário do Comércio e Relações Económicas Internacionais argentino, em representação do Mercosul, afirmava que “estamos a chegar à fase crítica e final desta negociação”, mas decorreram 15 anos sem acordo bi-regional e Jorge Faurie, chefe da diplomacia da Argentina, recupera em 2017 a mesma afirmação: “Estamos na fase crítica e final da negociação.”

Caso se concretize a assinatura, será uma ponte histórica e extraordinária sobre o Atlântico. Mas, com razão, subsistem as dúvidas da sua concretização porque são inumeráveis as declarações de otimismo e até definição de prazos, sem que se materialize o acordo.

Ao otimismo acrescenta-se o voluntarismo como uma constante. Em março de 2017, a diretora para as Américas da União Europeia, Edita Hrdá, disse “por fim podemos acabar com isto” e o chefe da diplomacia uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, acrescentava: “Creio que no fim do ano vamos ter uma decisão tomada muito completa.”

Como exemplo desta determinação, no início de novembro, o vice-presidente da Comissão Europeia para o Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, visitou os presidentes Macri e Temer, ratificando a vontade de finalizar as negociações “antes do final do ano ou assim que seja possível”.

O otimismo e o voluntarismo são a “marca registada” destas negociações, que se repetem ano após ano e mantêm vivas as esperanças de um acordo que poderia ser a maior aliança estratégica conhecida no Ocidente, mas que não consegue alcançar os seus objetivos.

Leia o artigo completo no site do jornal Diário de Notícias.

Photo by MERCOSUR / Public Domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luis Fretes Carreras

Associate researcher at CEI-IUL. Guest Auxiliary Professor at ISCTE-IUL. Former Ambassador of Paraguay to Portugal. Research interests: IR, democracy and transitions, latin-american studies.

Leave a Reply