This Week in the News (February 24, 2017)

O próximo Presidente do Equador vai ser escolhido numa segunda volta

Apesar da avultada vantagem, o candidato do oficialismo, Lenin Moreno não conseguiu obter a Presidência na primeira volta das eleições equatorianas. O sucessor de Correia – vice-presidente ate 2013-, e candidato da Aliança PAIS, ficou a médio ponto do triunfo definitivo. Segundo a lei eleitoral do país, para conseguir a Presidência na primeira volta é necessário obter pelo menos 40% dos votos e 10% de diferencia com o segundo. Com 99,2% das mesas escrutinadas, Lenin obteve uma vantagem de 11 pontos, mas com o 39,35% dos votos totais (contra 28,13 do candidato opositor Guillermo Lasso).

O Presidente Rafael Correa confirmou que a segunda volta vai ser realizada no dia 2 de Abril, e advertiu que o triunfo de Lasso, candidato da aliança CREO-SUMA, seria uma tragédia para o país.

Nos ballotages de 1984, 1996 e 2006, os vencedores da primeira volta foram derrotados. No entanto, de acordo com as sondagens de PAIS, Lenin Moreno conseguiria cerca de 60% dos votos na segunda volta. Na outra esquina, o opositor Lasso assegura que os mais de 60% que não deram o seu apoio ao candidato de Correa não vão mudar de ideia na próxima votação.

A terceira candidata, Cynthia Viteri (16% dos votos), informou que apoia Lasso, enquanto o social-democrata Paco Moncayo (6,7%) assegurou que vai manter-se neutro.

Presidente da Argentina visita Espanha

Desde quarta-feira que o Presidente da Argentina, Mauricio Macri, está numa visita oficial a Espanha. O maior desafio do líder sul-americano é aumentar a confiança nos empresários locais, atrair investimentos e fortalecer vínculos comerciais. A comitiva é formada pela Primeira-dama, pela a ministra dos Negócios Estrangeiros, Susana Malcorra, pelos ministros da Fazenda, Produção e Cultura, e  por um grupo de 200 empresários de diversos áreas.

As actividades oficiais começaram com uma sessão no Congresso. O Presidente foi criticado pelos deputados do Podemos, que solicitaram a libertação da activista Milagro Salas. Mais tarde, Macri foi recebido pela família Real.

Quinta-feira, Macri e Rajoy tiveram uma reunião bilateral e assinaram protocolos de cooperação, promoção do comércio e investimentos e cooperação cultural. No mesmo dia, o líder argentino participou num colóquio com o Prémio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, onde ambos repudiaram a situação da Venezuela e o autoritarismo do regime de Nicolás Maduro.

A última parte da viagem esteve destinada aos contactos comerciais. O Presidente desafiou os empresários espanhóis a investir em projectos produtivos e em infraestruturas e a criar emprego na Argentina.

Espanha é o segundo maior investidor do país, logo a seguir aos Estados Unidos.

Perú nos Estados Unidos

O presidente de Perú, Pedro Kuczynski, começou a sua visita oficial aos Estados Unidos e será recebido na sexta-feira na Casa Branca por Donald Trump. Desta maneira, o mandatário peruano torna-se no primeiro governante da região a reunir-se com o novo Presidente norte-americano.

Os dirigentes procuram fortalecer as relações bilaterais, desenvolver programas de assistência e cooperar no combate à luta contra o narcotráfico e o crime organizado. Assim sendo, a comitiva peruana convidará Trump a visitar o país já no próximo ano.

Kuczynski também visitará o novo Secretário-Geral as Nações Unidas, António Guterres, e dará uma conferência na Universidade de Princeton.

Esta visita acontece enquanto a Justiça peruana espera a possível detenção preventiva do ex-presidente Alejandro Toledo, que vive na cidade de San Francisco. Toledo é acusado de ter recebido um suborno de 20 milhões de dólares da empresa Odebrecht.

International Press. Photo by Javier Micora / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Marcelo Moriconi

Research Associate at CEI-IUL. Ph.D in Political Sciences (Universidade de Salamanca). Degree in Social Communication (Universidad Nacional de La Plata). Research interests: Corruption, Portuguese politics, Violence, Citizen Security, Public Administration, Political Theory, Latin American Affairs.

Leave a Reply