12 FEV | Leituras do Mundo: “Política externa portuguesa e África”

O ciclo Leituras do Mundo retoma as suas sessões com o lançamento do livro “Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos” coordenado por António Raimundo (CICP-UMinho; CEI-Iscte) e que conta com o contributo de José Francisco Pavia (Univ. Lusíada), Alexandra Magnólia Dias (IPRI-NOVA), Pedro Seabra (CEI-Iscte), Luís Bernardino (CEI-Iscte), Luís Mah (CSG, ISEG-ULisboa) e Clara Carvalho (CEI-Iscte).

A apresentação do livro ficará a cargo de Teresa Almeida Cravo (Faculdade de Economia da Univ. Coimbra).

Esta iniciativa é organizada pelo CEI em parceria com a Biblioteca do Iscte e decorre no dia 12 de fevereiro na sala B6.02 (Biblioteca Iscte), às 17h30. A entrada é livre.

Sobre o livro “Política externa portuguesa e África: tendências e temas contemporâneos“:

Este livro procura identificar e analisar algumas das principais temáticas e tendências da política externa portuguesa em relação à África, no período contemporâneo. A sua preparação partiu da constatação da existência de importantes lacunas neste domínio, mau grado o grau de relevância que lhe é atribuído a nível do discurso oficial português. Face a tais limites do Estado da Arte, optou-se por seguir uma abordagem abrangente e pluralista. A política externa é aqui entendida num sentido amplo, englobando o conjunto de iniciativas externas, em domínios diversificados, promovidas por entidades oficiais portuguesas. O lapso temporal considerado é sobretudo o período pós-descolonização, ou seja, a fase posterior a 1975 até à actualidade. Em termos geográficos, o foco principal é na África Subsariana por se tratar da sub-região do continente onde se localizam todas as ex-colónias africanas portuguesas e onde tradicionalmente se têm concentrado as visões e iniciativas lusas.

Após uma breve introdução que enquadra e apresenta o livro, os dois capítulos iniciais cobrem aspectos mais gerais ou contextuais (relativos tanto ao lado português como africano), sendo os restantes capítulos dedicados a áreas específicas da política externa portuguesa para África (diplomacia, segurança, economia, e cultura). Com esta estrutura visou-se abarcar e relacionar dimensões endógenas e exógenas à formulação e implementação da política externa portuguesa para África, bem como tirar o melhor partido das especializações dos autores. O volume destaca o peso do passado e seus legados contemporâneos, a grande relevância de factores internos (para além da saliência, porventura, mais previsível de factores externos), os esforços e meios relativamente importantes mobilizados pelas autoridades portuguesas, bem como os resultados significativos, ainda que circunscritos, alcançados nesta área da política externa portuguesa. Espera-se que esta iniciativa editorial possa propiciar novos estudos neste domínio da literatura. Os seus resultados não deixarão de interpelar os interessados por temas de política externa e relações internacionais, com referência particular a Portugal e África.

Sobre a coleção Ebook’Is do CEI:

Ebook’IS (E-books in International Studies) é uma série de publicações do CEI dedicada a publicar monografias e volumes editados em formato digital, disponibilizados numa ampla variedade de formatos de leitura e compatíveis com os principais sistemas operacionais e dispositivos eletrónicos. Esta série de alta qualidade com arbitragem científica por pares é um elemento importante na difusão internacional da investigação do CEI. Esta série aborda primariamente as áreas regionais de investigação do CEI – África, Ásia e MONA, América Latina e Caribe, Europa e relações transatlânticas -, bem como as principais linhas de investigação – Instituições, Governação e Relações Internacionais; Desafios Societais e do Desenvolvimento; e Economia e Globalização.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply