15 JAN | Apresentação de livro “Angola, Dois Olhares Cruzados”

O Centro de Estudos Internacionais do Iscte e o Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola, organizam o lançamento do livro de Manuel Ennes Ferreira (ISEG-ULisboa) e Manuel José Alves da Rocha (CEIC, UCAN): “Angola, dois olhares cruzados”.

A apresentação será feita pelo jornalista Nicolau Santos e irá decorrer na Sala Clube Iscte (Ed. Ala Autónoma) no dia 15 de janeiro pelas 18h00. A entrada é livre.

 

Sinopse:

Angola Dois Olhares Cruzados reúne crónicas de dois economistas e professores universitários, Manuel Ennes Ferreira (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa) e Manuel José Alves da Rocha (Universidade Católica de Angola), cuja actividade se tem desdobrado por vários campos da docência, da investigação social e da análise económica. Publicadas entre 2012 e 2019, em Angola nos Semanários Expansão e Semanário Económico e em Portugal no Semanário Expresso, estas crónicas retratam os diversos períodos e desafios que se foram colocando à economia angolana e à estratégia e à política económicas do Governo do país. Aliando a experiência no terreno ao conhecimento académico, as encruzilhadas de cada momento e o cruzamento de pontos de vista tornam esta obra, no mínimo, uma referência na leitura da história económica recente de Angola. Tomando como ponto de partida a legislatura de 2012 e entrando pela actual, que se iniciou em 2017, os desafios, as opções, as alianças, as hesitações e os problemas de todo este período são aqui elucidados temporalmente de forma encadeada e simultaneamente clara. O futuro de Angola não pode ser pensado sem que se compreenda que o esteio do passado influencia o presente, estando a análise económica e a economia política na linha de horizonte destes olhares cruzados.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leave a Reply