22 FEV | Conferência: Relações Internacionais e Segurança Energética no Brasil​: Aspectos Militares, Económicos e Ambientais

O CEI-IUL organiza mais um Seminário de Estudos Internacionais no dia 22 de fevereiro de 2017, recebendo o Professor Iure Paiva da Universidade Federal da Paraíba (Brasil). O tema do seminário será  “Relações Internacionais e Segurança Energética no Brasil​: Aspectos Militares, Económicos e Ambientais”, e terá  lugar às 18h, no Auditório 0NE01 (Edifício Sedas Nunes, ISCTE-IUL). A entrada é livre.

Sobre a conferência

É possível perceber que as políticas e ações voltadas a garantir os recursos energéticos para manutenção e desenvolvimento de um Estado e da sua população (segurança energética) admitem a pluralidade de concepções e problemas a serem confrontados, bem como uma variedade de contextos, atores, interesses e objetivos. Diante desse cenário, o objetivo inicial desta palestra é contribuir para a percepção de que os estudos e as práticas relativas à segurança energética não se restringem a uma perspectiva exclusivamente centrada na lógica da guerra, na “política de exceção”, no emprego de medidas excepcionais ou na consecução de objetivos predominantemente político-militares – como costumam se ater as correntes clássicas e neoclássicos nos estudos sobre segurança.  O segundo objetivo é o de apresentar o embasamento teórico-analítico que sustenta a visão multidimensional e progressista aqui defendida sobre a caracterização dos fenómenos relativos à segurança energética, apresentando ainda situações em concreto sobre a temática a partir do contexto brasileiro. No caso do Brasil, analisa-se a segurança energética numa tripla dimensão: militar, ambiental e económica. Dessa forma, pretende-se demonstrar as diferentes formas de abordar a temática e os desafios inerentes a cada uma das dimensões no caso brasileiro.

Sobre o Professor Iure Paiva

Concluiu a Graduação em Direito no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (2003) e Mestrado em Direito Económico pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (2006). É Doutor em Ciência Política na UNICAMP (Área de concentração: Relações Internacionais). Paiva tem como áreas de interesse direito internacional público; teoria das Relações Internacionais; meio ambiente, comércio e ordem energética internacional.

Wind turbines. Photo by kconnors / Public domain.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply