23 MAR | Activisms in Docs#5 | “Miners Shot Down”

Dia 23 de março, a partir das 18h30, no Largo Café Estúdio (Intendente) e no âmbito do projecto Activisms in Africa, o CEI-IUL organizamos uma sessão do Activisms in Docs com a visualização do documentário “Miners Shot Down” (RAS, 2014), realizado por Rehad Desai, e posterior conversa com Filomena Capela Correia (CEI-IUL). A entrada é livre.

Sobre o filme

Em Agosto de 2012 os mineiros de uma das maiores minas de platina da África do Sul iniciaram uma greve por melhores salários. Seis dias depois, a polícia decidiu pôr fim à manifestação, recorrendo ao uso da força. Em consequência dessa acção foram mortas 34 pessoas e muitas mais ficaram feridas.
O filme relata os acontecimentos através dos testemunhos de mineiros, dos advogados que os representaram na comissão de inquérito sobre o massacre e também através das imagens dos arquivos mostram a dimensão desta tragédia e evidenciam as injustiças sociais vividas diariamente na África do Sul.
O filme venceu vários prémios, entre outros, o prémio Emmy Internacional para o melhor documentário em 2015.

Movie poster. Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply