24 MAI | Workshop Religiões em África

Hoje, decorre no âmbito do Ciclo de Conferências Religiões Africanas, em África e na Diáspora, a exibição de dois documentários e conversa com as realizadoras. Foram convidadas Eleonora Lundell, dutoranda em Latin American Studies na Universidade de Helsínquia, e Ana Stela Cunha, investigadora do CEI-IUL e CRIA que irão apresentar os documentários “Eu e os meus – um olhar sobre a relação entre pessoas e entidades em Diadema, Brasil” e “Caboclo Nkisis”, respectivamente.

A sessão decorre no Aud. Paquete de Oliveira, às 18h. A entrada é livre.

Sobre os documentários:

“Eu e os meus – um olhar sobre a relação entre pessoas e entidades em Diadema, Brasil”

O documentário retrata aspectos de algumas das religiões contemporâneas de matriz africana no Brasil (candomblé, umbanda e tambor de mina), através da narrativa das experiências de adeptos e praticantes sobre as entidades e encantados, os quais fazem parte da vida quotidiana e das relações sociais. Estas entidades (exús, pomba-giras e ciganos, entre outras) têm a capacidade de devolver a estabilidade entre os dois lados básicos da existência – o material e o espiritual – que quando desequilibrada pode causar diversos problemas na vida familiar, no trabalho e na saúde. São, portanto, uma espécie de “companheiros” para dividir os choros, os risos e as cantigas. O documentário foi filmado entre os anos de 2011 e 2015 em diversos terreiros e casas religiosas de São Paulo, Diadema e Rio de Janeiro.

 

“Caboclo Nkisis”

In dialogue with artists, religious and academics who gave of hours conversations we were able to approach a collective memory that we referred, always the ancestry of “Congo” (in the case of Palo Monte) or the reminiscences of stories that materialize in small objects , songs, coming from “Angola”, the enchant (in Terecô and Black Man Shaman, Maranhão). We focus our attention on religion, identity, movement and equity in the Atlantic space, creatively rethinking those theories Diaspora, exploring some concepts that guided our work, such as the idea of connections, issues of space / territory and creativity religious / linguistic. The idea of “cultural objects” returnees and reinterpreted to us the actual size of reappropriations these contexts. Noting the presence of multiple “ways” of the Iberian Catholicism in black shamans and Terecô, Maranhão, but also in Palo Monte in Cuba as evidenced seizure are beyond the mark materials and take a characterization not material, which is configured in ways of doing. A dialogue about the notions of space, territory and identity in Brazil (Maranhão) and Cuba (Havana), with the axis of the discussions the Bantu descent religions (Shaman of Blacks and Terecô, MA and Palo Monte, Cuba). In Brazil we work in the yards situated in quilombos (Codó and Guimarães) and Cuba in so-called cabildos, religious associations dating back to the previous slavery.

 

Organização: Grupo de Trabalho Religiões em África e nas Diásporas Africanas do CEI-IUL

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

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