24 OUT | Ciclo de Conferências América Latina Global: O Peru e a Aliança do Pacífico

No passado dia 24 de Outubro, o CEI-IUL recebeu a Embaixadora do Peru junto da República Portuguesa, Lissette Nalvarte, no âmbito do Ciclo de Conferências América Latina Global. O tema da conferência foi o Peru e a Aliança do Pacífico. O evento foi aberto ao público e teve lugar na Sala de Actos da Reitoria do ISCTE-IUL.

img_0862
A Aliança do Pacífico

A Aliança do Pacífico (AP) é uma iniciativa de integração económica regional cujos objectivos são:

  • livre circulação de bens, serviços, capitais, pessoas, e economia;
  • impulsionar um maior crescimento, desenvolvimento, e competitividade das economias dos Estados integrantes;
  • converter-se numa plataforma de articulação política, e integração económica e comercial com projecção mundial, enfatizando a região Ásia-Pacífico.

Surgiu em 2010, através de uma proposta do Perú, para promover a integração regional, e formalizou-se com a assinatura do Acordo-Quadro da Aliança do Pacífico, no dia 6 de Junho de 2012, na cidade Chilena de Paranal, durante a IV Cimeira Presidencial.

São Estados Membros plenos a Colômbia, o Chile, o México, e o Peru e participam outros 49 na qualidade de Estados Observadores – entre os quais se encontra Portugal.

Tratado de Livre Comércio

Desde Maio de 2016 que está em vigor um Tratado de Livre Comércio que facilita a coordenação entre os quatro países para promover, em conjunto, o crescimento, o desenvolvimento económico e a competitividade, através da livre circulação de bens, pessoas, capitais, e serviços.

Em pouco menos de cinco anos, a Aliança do Pacífico, com um mercado de cerca de 217 milhões de pessoas, com um PIB per capita médio de US$ 16.759, é considerado o mecanismo de integração regional mais bem sucedido e dinâmico da América Latina.

Cimeira da Aliança do Pacífico, Photo by Gobierno de Chile / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luis Fretes Carreras

Associate researcher at CEI-IUL. Guest Auxiliary Professor at ISCTE-IUL. Former Ambassador of Paraguay to Portugal. Research interests: IR, democracy and transitions, latin-american studies.

Leave a Reply