25-27 FEV | II Conferência Internacional Ativismos em África

Dando continuidade à sua primeira edição, o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (Guiné Bissau), em parceria com Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (Portugal), promove a II Conferência Internacional Ativismos em África, a decorrer em Bissau, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro 2019.

A conferência visa dar seguimento à reflexão em torno dos movimentos sociais que atuam no continente africano. Desta forma, o comprometimento da Academia em refletir sobre estes movimentos para além de meros objetos de estudo, impõe a necessidade de reunir investigadores e ativistas para, uma vez mais, se debaterem as dinâmicas de transformação social do continente.

Este debate procura criar sinergias entre ativistas e académicos, em um intercâmbio igualitário de conhecimentos e saberes que permitem o arejamento da reflexão científica e da atuação dos movimentos.

Sobre a conferência

A II Conferência Internacional “Ativismos em África” propõe-se a debater o tema “Dinâmicas de Transformação Social do Continente Africano: Tendências e Perspectivas”. Esta segunda conferência procura, assim, pensar criticamente o espaço público africano enquanto arena de atuação dos movimentos sociais, no qual existem forças de tensão entre os seus múltiplos atores (movimentos de ativismo laicos e religiosos, atores estatais e não-estatais) e os avanços e recuos que se alternam fruto das mudanças de conjuntura local e global.

Eixos temáticos

Grandes linhas de investigação foram definidas para a delimitação dos debates da Conferência, com o objetivo de abranger temáticas relevantes não apenas no âmbito dos movimentos, mas também para a análise de políticas públicas orientadas para grupos sociais e questões políticas e económicas específicas, muitas das quais implantadas já em resposta às reivindicações dos movimentos sociais. Assim, procuram-se contribuições nas áreas de:

  • Direitos Humanos;
  • Género, Direitos Sexuais e Reprodutivos;
  • Democracia e Cidadania;
  • Ambiente e Mudanças Climáticas;
  • Dinâmicas e Relações no Meio Rural;
  • Juventude e Participação Política.
  • Ativismo Cultural

Saiba mais sobre a conferência aqui.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply