25 NOV | O que os Outros Pensam de Mim: Partilhar Conhecimento, Desconstruir Estereótipos

No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, o CEI-IUL está a preparar um dia de actividades em torno do tema ‘o que os outros pensam de mim’, à semelhança da Noite Europeia dos Investigadores 2016, que teve lugar no dia 30 de Setembro, e onde o CEI-IUL esteve representado pela primeira vez.

Estamos a preparar a exibição de um conjunto de pequenos filmes que serão depois comentados e discutidos com a audiência pelos nossos investigadores. Na sua maioria, esses filmes têm como preocupação a desconstrução de estereótipos sobre o “outro” e esse será o nosso lema: #stereotypealert.

O evento ‘O que os outros pensam de mim: Partilhar conhecimento, desconstruir estereótipos‘ terá lugar no dia 25 de Novembro, entre as 10h00 e as 16h00 no Auditório Mário Murteira (Edifício Sedas Nunes, ISCTE-IUL).

#stereotypealert

Um estereótipo é mais do que uma ideia, conceito, ou modelo que se estabelece como padrão. Um estereótipo é um conceito desprovido de fundamento imparcial – um preconceito – que é sistematicamente repetido, resultando na formação de um modelo convencionado, e perpetuado, como tal. Para além de redutores, os estereótipos são limitados, não reflectindo a incomensurável multiplicidade, variedade, e diversidade da vida humana.

O papel das ciências sociais é desconstruir estereótipos e criar uma base de conhecimento sobre a vida e as sociedades humanas que constranja a dispersão desse tipo de modelos, enriquecendo e facilitando as relações entre pessoas e sociedades. O Centro de Estudos Internacionais rege-se por este tipo de princípios.

Um dos âmbitos mais propícios para o estabelecimento e reprodução de estereótipos é precisamente o das relações entre grupos humanos de diferentes origens. É neste contexto que o trabalho do CEI-IUL procura fazer a diferença e quebrar estereótipos através não só da elaboração de trabalho académico, mas também através da divulgação do mesmo tanto no meio académico como junto do público. Esclarecer e desfazer estereótipos faz parte integrante da missão do CEI-IUL.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply