A defesa como instrumentos da cooperação político-estratégica em Portugal

O investigador do CEI-IUL, Luís Bernardino, publicou recentemente o artigo “A defesa como instrumentos da cooperação político-estratégica em Portugal. Contributos para uma cooperação de defesa na África subsariana” na revista do Instituto Espanhol de Estudos Estratégicos.

Resumo:

Nas sociedades contemporâneas o vetor da política externa do Estado encontra-se parcialmente assente no emprego do seu instrumento militar, mais concretamente na ação político-estratégico-operacional das suas Forças Armadas. Em Portugal e na relação com África e especialmente com a África Subsariana, este instrumento é preponderante e está omnipresente desde os processos de independência, em 1975, conferindo-lhe maior prevalência na ação, bem como uma dinâmica e grau de relevância e resiliência cada vez maior, nomeadamente na relação bilateral com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e na cooperação multilateral no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Segundo este prisma e num contexto atual em que se pretende definir novos alinhamentos político-estratégicos para as questões da Defesa, em que o Estado Português procura otimizar e racionalizar o uso do seu instrumento militar, adotando uma postura que se pretende mais abrangente, proactiva e proficiente, fará porventura sentido refletir sobre a necessidade de adotar uma política externa de defesa em Portugal e adotar o modelo bimultilateral, empregando o vetor militar como produtor estratégico de segurança e de desenvolvimento sustentado no continente Africano.

Leia o artigo no site do IEEE.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luís Bernardino

Researcher at CEI-IUL. PhD in Social Sciences, specilising in IR (UTL), Master in Strategy (UTL). Degree in Military Sciences (Infantry) (Military Academy). Lieutenant Colonel in the Infantry of the Portuguese Army. Member of the editorial board of Revista Militar and Editor of the Revista PROELIUM at the Military Academy. Research interests: security and defence in Africa.

Leave a Reply