A Etiópia tem capacidade de mobilizar de um número de tropas muito grande

O investigador do CEI Manuel João Ramos foi ouvido pela RTP e pela Agência Lusa sobre a atual situação na Etiópia incluindo o conflito em Tigré e a entrega do Prémio Nobel da Paz ao primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed.

O investigador argumenta que “a ideia de que é possível controlar o Tigré, de que os civis se vão retirar e deixar o TPLF nas mãos do exército federal é uma fantasia, pura propaganda governamental. O risco aqui é de uma guerra que não é uma guerra relâmpago”.

Manuel João Ramos questiona a validade da entrega do Prémio Nobel da Paz: “era de perguntar claramente à Comissão do Nobel até que ponto é que faz algum sentido alimentar um jogo de propaganda etíope”.

Leia os artigos no site da RTP e do semanário Sol.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed / Foto de Bair175 / CC BY-SA 4.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Manuel João Ramos

Researcher at CEI. Associate Professor (with Habilitation) at the Department of Anthropology at Iscte. PhD in Anthropology. Head of the Central Library of African Studies. Research Interests: African Studies, Anthropology of the Symbolic and Cognition, Heritage Studies, Horn of Africa.

Leave a Reply