A pandemia do diesel

Já alguém se colocou a hipótese de que, se calhar, há mais que um inimigo e estamos a espadeirar contra o vírus porque não queremos combater também o diesel?

The Big Smoke: assim foi chamado o episódio de inversão de temperatura atmosférica (ITA) em Londres que, associado a um surto viral, causou a morte de 6000 pessoas e doenças respiratórias agudas em outras 100.000, no Inverno de 1952-53 (M. Bell et al, Environmental Health Perspectives, 112, 1: 6-8).

O fenómeno da ITA, em que a temperatura ao nível do solo fica mais baixa que na camada superior, actua como uma tampa que impede a dispersão de poluentes urbanos na atmosfera. Foi, desde o início da era industrial, a responsável pelos famosos nevoeiros londrinos. É também responsável pelos poluidíssimos nevoeiros de Wuhan (B. Liu et al, Atmospheric Pollution Research, 9: 156-165).

Continue a ler o artigo na página do Público.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Foto de Erica Chang / CC BY 3.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Manuel João Ramos

Researcher at CEI. Associate Professor (with Habilitation) at the Department of Anthropology at Iscte. PhD in Anthropology. Head of the Central Library of African Studies. Research Interests: African Studies, Anthropology of the Symbolic and Cognition, Heritage Studies, Horn of Africa.

Leave a Reply