Ana Isabel Xavier no programa “Olhar o Mundo”

Ana Isabel Xavier, investigadora do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), foi convidada do programa “Olhar o Mundo”, na RTP 3, para comentar o resultado das eleições legislativas na Áustria, que deram a vitória ao Partido Popular (ÖVP) de Sebastian Kurz com cerca de 31% dos votos. Para Xavier, houve “uma viragem à direita e um reforço do conservadorismo”, sendo que é necessário abordar este resultado de maneira interna (a extrema-direita teve o melhor resultado de sempre e pode vir a integrar o Governo) e externa (no que diz respeito à relação entre a Áustria e a União Europeia).

A investigadora do CEI-IUL falou também da persistência da crise política na Catalunha e ainda da crise de refugiados e o desrespeito pelos direitos humanos por parte do Governo de Recep Tayyip Erdoğan. Ana Isabel Xavier falou sobre o processo de reinstalação de refugiados em território turco de Março de 2016, um acordo entre a Turquia e a União Europeia com vista “a formar uma segunda fronteira da UE” e como, passado mais de um ano, a Turquia não está “aparentemente interessada” em juntar-se à União mas tem feito um grande esforço para gerir os migrantes que chegam às suas fronteiras.

Os seis anos de guerra civil na Síria geraram cerca de 5,5 milhões de refugiados (mais de três milhões estão na Turquia), 6,1 milhões de deslocados internos e perto de 500 mil mortos e/ou desaparecidos (17 mil dos quais são crianças).

Assista na íntegra ao comentário da investigadora do CEI-IUL no site da RTP 3.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply