Ana Isabel Xavier sobre a questão de Jerusalém como capital de Israel

Ana Isabel Xavier, investigadora do CEI-IUL, foi convidada da RTP 1 para comentar a mais recente polémica que envolve o Presidente norte-americano Donald Trump: a mudança da embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) de Telavive para Jerusalém e o reconhecimento desta última como capital de Israel.

Para a investigadora, “do ponto de vista do Direito Internacional,” – a existência de Israel e da Palestina como uma solução de dois Estados – “esta decisão não faz sentido e é por isso que é tão preocupante”. Xavier relembra que Jerusalém “é um coração sagrado para três religiões”, sendo uma “linha vermelha” para todos os Estados que estão envolvidos na resolução do conflito entre os dois países, e que a a Turquia irá cortar as relações diplomáticas com os EUA caso a decisão de Trump vá avante.

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestiniana desde 2005, já veio dizer que esta decisão irá complicar o processo de paz deste conflito.

Assista ao comentário na íntegra no site da RTP Play.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply