Angola: Lourenço vai vencer. E saberá o MPLA ler os resultados?

É a primeira grande sondagem sobre as presidenciais angolanas do próximo mês e revela que 23%, praticamente um em cada quatro angolanos, não sabem ainda em quem vão votar nas eleições de 23 de Agosto. Com a projeção das intenções de voto em estimativa de resultados, João Lourenço, o candidato do MPLA para suceder a José Eduardo dos Santos, ganha confortavelmente: 36% nas intenções diretas de voto, mais de 60% na projeção de resultados, com distribuição dos indecisos: 61%.

A capacidade de mobilização de massas por parte do maior partido angolano continua a ser uma evidência, independentemente dos sucessos e fracassos da governação de José Eduardo dos Santos e círculo próximo.

De acordo com a sondagem, feita pelo Instituto Jean Piaget de Benguela, Instituto Sol Nascente do Huambo, com apoio técnico do Centro de Estudos de Sondagens e Opinião da Universidade Católica Portuguesa, o partido CASA confirma a trajectória ascendente na sociedade angolana, ultrapassa a UNITA e fica em segundo lugar, ainda que a diferença entre os dois se situe dentro da margem de erro.

Leia o artigo completo no site da RTP Notícias

João Lourenço em Washington D.C. / Photo by U.S. Air Force Staff Sgt. Jette Carr (cropped) / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Ricardo Alexandre

Researcher at CEI-Iscte. Journalist. PhD in Political Science (Iscte). Guest lecturer at Univ. Lusófona and Univ. Coimbra. Previous: visiting scholar at Columbia University.

Leave a Reply