António Custódio Gonçalves (17 de Outubro de 1938 – 2 de Fevereiro de 2018)

António Custódio Gonçalves é um nome incontornável nos Estudos Africanos em Portugal, tanto a nível científico como institucional. Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi um dos pioneiros dos “novos” Estudos Africanos, patente na qualidade dos seus estudos e na dedicação às instituições de que fez parte.

Doutorou-se em Sociologia na Universidade de Louvain la Neuve, com uma tese sobre o Reino do Kongo, que é, ainda hoje, uma referência para se compreender a história da região. Editada em 1985 pelo Instituto de Investigação Científica Tropical, Le lignage contre l’Etat: dynamique politique Kongo du XVIème au XVIIIème siècle, abre um conjunto de publicações sobre Angola, sobre dinâmicas de poder e de identidade e sobre uma das suas paixões enquanto investigador e docente: epistemologia e metodologia nos Estudos Africanos.

A António Custódio Gonçalves se deve a fundação do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e a congregação de investigadores destes estudos de área na região norte do país. Doou, em 2008, a sua magnifica biblioteca à faculdade.

Os Estudos Africanos em Portugal perderam um dos seus mais importantes renovadores no pós 25 de Abril. Os seus colegas, um amigo de todas as ocasiões.

Foto: José Carlos Venâncio (todos os direitos reservados)

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Eduardo Costa Dias e Ana Lúcia Sá

Eduardo Costa Dias is Researcher at CEI-IUL. PhD in Social Anthropology. Professor at the Department of Political Science and Public Policies, and director of the PhD program in African Studies (ISCTE-IUL). Research interests: the State, relations between Muslim dignitaries and the State, and the transmission of religious knowledge in the islamic society of Senegambia. Ana Lúcia Sá is Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in Sociology. Research interests: discourses of social scientists and other intellectuals from Central Africa about the representations of the continent, the cultural diversity, and the decolonization of knowledge; the concept of land in African contexts.

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