Ataques em Moçambique como prova de vida do jihadismo

O especialista em estudos africanos do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL Fernando Jorge Cardoso acredita que os ataques que têm atingido a população civil no Norte de Moçambique são financiados pelos “radicais islâmicos” instalados no Médio Oriente que num mesmo passo fazem prova de vida e procuram desestabilizar uma zona fortemente económica da costa do país. O investigador afasta contudo a possibilidade de germinar “um movimento endógeno de longo prazo”.

Fernando Jorge Cardoso falava na tarde desta quarta-feira aos jornalistas, à margem da cerimónia de inauguração em Lisboa da sede do G7+, organização de países que saíram de ou vivem conflitos e conta com 20 membros da Ásia, Pacífico, África e Caribe, abrangendo uma população total de 1,5 mil milhões de pessoas.Fernando Jorge Cardoso é especialista em estudos africanos do ISCTE-IUL, coordenador de estudos estratégicos da ONG Instituto Marquês de Valle Flôr e diretor-executivo do Clube de Lisboa.

“Não tenho a mínima dúvida que neste momento há financiamento de radicais islâmicos, através do Médio Oriente, interessados na instabilidade no leste africano e que cada vez têm mais ligação ao longo do litoral leste de África”, afirmou o investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL.

Leia e assista aos comentários de Fernando Jorge Cardoso no site da RTP.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Fernando Jorge Cardoso

Researcher at CEI-IUL. PhD in Economics (ISEG). Previously: lecturer and director of the Faculdade de Economia at Eduardo Mondlane University, governmental advisor, lecturer at UML, ISG, Universidade Fernando Pessoa, IEEI. Research coordinator at the IMVF. Consultant for development aid programs in Angola, Mozambique and Cape Verde. He has widely published on African issues, development, and international relations.

Leave a Reply