Candidaturas para Mestrados e Doutoramentos no Iscte abertas

Está aberta a primeira fase das candidaturas para os programas de Mestrado e de Doutoramento no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa até 15 de março de 2021. O CEI, enquanto unidade de investigação, encontra-se directamente envolvido em vários desses programas, nomeadamente aqueles cujos conteúdos se debruçam sobre a realidade internacional nas suas várias dimensões. Alguns investigadores do CEI são docentes e/ou orientadores nesses programas e, além disso, muitas das actividades desenvolvidas pelo CEI, como seminários, conferências, debates, são-no em estreita colaboração com os referidos programas de ensino. Os alunos de Mestrado têm a possibilidade de desenvolver as suas dissertações no âmbito dos projectos e das linhas de investigação do CEI e os doutorandos, uma vez aprovado o projecto de tese de doutoramento, também o podem desenvolver no contexto do CEI. As candidaturas são feitas online nos portais dos respectivos cursos.

2º Ciclo

Criado em 2014, sob a coordenação de Luís Nuno Rodrigues, este mestrado organiza-se de acordo com uma perspectiva multidisciplinar, que convoca saberes oriundos das Relações Internacionais, da História, da Ciência Política, da Economia e Gestão Internacionais, da Sociologia e Antropologia. Para além das unidades curriculares comuns e de frequência obrigatória, os estudantes têm a liberdade de criar o seu próprio percurso em áreas como África, Índia, China, Médio Oriente e Norte de África, América Latina, Europa e Estudos Transatlânticos, Gestão Internacional. O mestrado é lecionado em Inglês.

Existe desde 1989 e é atualmente dirigido por Ana Lúcia Sá. O mestrado visa o estudo interdisciplinar da política, sociedade, economia e cultura da África contemporânea, tendo um forte pendor formativo no âmbito de competências profissionais. Está dividido em dois ramos de especialização – “Estado, Política e Relações Internacionais” e “Gestão do Desenvolvimento e Cooperação” e é promovido pelo Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (DCPPP) da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP).

 3º Ciclo

Sob a direcção de Bruno Cardoso Reis, é o resultado de uma parceria entre o Iscte e a Academia Militar. Proporciona aos doutorandos uma formação aprofundada nos domínios científicos da História, dos Estudos de Segurança e da Defesa. Os alunos frequentam uma parte curricular (dois semestres), participando em seminários sobre as várias áreas científicas do curso, ministrados por docentes do Iscte e da Academia Militar, e dispõem de 2 anos lectivos para elaborar a tese de doutoramento. O plano de estudos estrutura-se em torno de 3 seminários centrais: o Seminário de História, o Seminário de Defesa e Segurança e o Seminário de Relações Internacionais.

Dirigido por Ulrich Schiefer, este programa tem como objectivo formar investigadores e profissionais com uma visão compreensiva e prospectiva aprofundada das principais problemáticas sociais e socioculturais, políticas e económicas africanas, a par do domínio aprofundado de métodos e técnicas de investigação em África. O 1º ano oferece formação avançada em Estudos Africanos e métodos de investigação, para além de informação sistemática sobre a produção científica nesta área e de um Seminário de Projeto de Investigação. Os 2º e 3º anos, durante os quais é desenvolvida a pesquisa e elaborada a tese, são acompanhados de um Seminário de Investigação e de um Ciclo de Conferências.

Tendo André Freire como director, este doutoramento confere a formação teórica e metodológica que permite aos doutorandos desenvolver pesquisas sobre temáticas actuais com resultados apropriáveis nos campos profissionais e de investigação. O corpo docente tem larga experiência no campo da investigação científica, atestada pelas publicações, nacionais e internacionais, dos professores/investigadores envolvidos. Tem igualmente larga experiência de ensino nas áreas principais do curso, nomeadamente em Ciência Política e Relações Internacionais. Dividindo-se em 2 ramos (Ciência Política e  Relações Internacionais), a parte curricular concentra-se nos dois semestres do 1.º ano do curso. Os dois anos seguintes destinam-se essencialmente à realização do trabalho de tese, havendo ainda vários seminários sobre diversas matérias teóricas e metodológicas.

ISCTE-IUL / foto de Manuelvbotelho / CC BY-SA 3.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply