Candidaturas para o Mestrado em História Moderna e Contemporânea

O Mestrado em História Moderna e Contemporânea confere uma formação integrada e adequada para a compreensão crítica das dinâmicas do passado e dos desafios do presente, com uma forte componente interdisciplinar, aproveitando as áreas de formação desenvolvidas no ISCTE-IUL.

São disponibilizadas duas áreas de especialização:

  • Sociedade, Economia e Cidadania
  • Relações Internacionais

A primeira área oferece uma especialização abrangente em História Moderna e Contemporânea, contemplando a sociedade, a economia e a cultura política. Pretende-se que o estudante contacte com os novos problemas e caminhos gerados pela moderna historiografia, facultando-lhe os recursos teóricos e metodológicos que possibilitem a sua integração nos problemas e debates atuais.

A segunda área de especialização alarga a dimensão clássica das Relações Internacionais (relações políticas, diplomáticas e militares entre estados), englobando igualmente toda a circulação de ideias, culturas, tecnologias, populações, mercadorias e capitais, realizada à escala internacional e global.

A área científica dominante é a da História, complementada com as Relações Internacionais, Ciência Política, entre outras.

A inscrição no Mestrado em História Moderna e Contemporânea permite o acesso ao Master Europeu em História Política e Cultural da Europa Medieval, Moderna e Contemporânea, programa de mobilidade discente desenvolvido em conjunto pelo ISCTE-IUL, a Universidade de Paris I (França), a Università Degli Studi di Pisa (Itália), a Universidade Pablo Olavide de Sevilha (Espanha) e a Universidade de Atenas (Grécia).

Consulte aqui o plano de estudos.

A quarta fase de candidaturas estará aberta entre 6 de agosto e 2 de setembro de 2019.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply