Covid e a guerra global pela cura

Estamos cansados do tema da Covid-19 e da quarentena. Queremos acreditar que vai correr tudo bem. Infelizmente, há sinais de que nem tudo está ou irá correr bem. Há mesmo sinais de que o mundo globalizado e interconectado em que temos vivido, pode estar ameaçado. Há sinais de que podemos estar a caminho de uma verdadeira guerra pelo controlo da cura para a pandemia.

Este é, por isso, um texto mais longo do que será a regra aqui, mas mais curto do que o tema exigiria. Espero que seja, apesar disso, um texto suficientemente estruturado para ser claro para quem tiver a paciência de o ler até ao fim, ou, em alternativa, facilite a tarefa de saltar por cima das partes que não interessem tanto.

Com a Covid-19 a incerteza dominará a política e a economia global no futuro próximo, até se encontrar, e implementar globalmente, uma cura eficaz. A prova de coragem neste contexto não é ir para a rua assobiando alegremente como se nada se passasse, nem ficar fechado em casa de olhos fechados à espera que tudo passe. Temos de lidar de olhos abertos com as implicações para o mundo de uma doença nova, para melhor lhe podermos responder em Portugal e na Europa.

Continue a ler o artigo no site do Observador.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Photo by Brian McGowan on Unsplash

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Bruno Cardoso Reis

Researcher at CEI-IUL. PhD in International Security (King's College). Master in Historical Studies (Cambridge Univ.). Professor at ISCTE-IUL. Researcher at ICS-IUL and King's College.

Leave a Reply