Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa: Candidaturas abertas

Está aberta a 4ª fase de candidaturas ao Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa até dia 2 de Setembro de 2019.

O Programa de Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa, realizado no ISCTE-IUL em parceria com a Academia Militar, proporciona aos doutorandos uma formação aprofundada nos domínios científicos da História, dos Estudos de Segurança e da Defesa. Tem uma componente curricular de dois semestres, participando em seminários sobre as várias áreas científicas do curso, ministrados por docentes do ISCTE-IUL e da Academia Militar, sendo que os 2 anos letivos restantes são reservados à elaboração da tese de doutoramento.

O doutoramento é fruto de uma parceria entre o ISCTE-IUL e a Academia Militar, permitindo que os alunos usufruam das condições que as duas instituições podem proporcionar em termos de recursos humanos e materiais. O CEI-IUL é uma das unidades de investigação associadas a este programa de doutoramento.

Os alunos têm diversas formações académicas (da História às Ciências Militares, passando pela Ciência Política e pelas Relações Internacionais, pela Economia e pela Gestão, pela Sociologia e a Antropologia) e contextos profissionais (militares, professores, diplomatas, jornalistas, empresários).

Informação geral do curso

O curso tem 6 semestres e o plano de estudos estrutura-se em torno de 3 seminários centrais: o Seminário de História, o Seminário de Defesa e Segurança, e o Seminário de Relações Internacionais. Estes seminários estarão presentes nos 2 primeiros semestres letivos.

No sentido de tornar o Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa um espaço plural, onde se entrecruzem conhecimentos, experiências e interesses diversificados, aberto aos olhares privilegiados dos protagonistas e especialistas das questões que aborda, incluem-se, no plano de estudos, Ciclos de Conferências Multidisciplinares nos quais se tem verificado a colaboração de alguns dos mais reputados especialistas nacionais e internacionais nas áreas sobre as quais o curso se debruça.

Consulte o Plano de Estudos em maior detalhe.

 

Diretor

Bruno Cardoso Reis

Departamento de História / Centro de Estudos Internacionais

ISCTE-IUL, Av. Forças Armadas 1649-026, Lisboa, Portugal

email: Bruno.Cardoso.Reis@iscte-iul.pt

 

Secretariado 

Escola de Sociologia e Políticas Públicas, ISCTE-IUL . Sala 1W4, 10h00-19h00

Email: secretariado.espp@iscte.pt

Tel: +351 21 046 40 15 . Fax: +351 21 796 47 10

 

World War II Allies—British Prime Minister Winston Churchill, President Franklin D. Roosevelt and Soviet leader Joseph Stalin—at their historic February 1945 summit in Yalta / Public Domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply