Edição do “Guia de Formação Multisetorial sobre Corte/Mutilação Genital Feminina”

Foi editado e está disponível online, o guia académico multisetorial sobre o Corte/Mutilação Genital  Feminina. Este Manual, cujo objetivo é o acompanhamento das formações dadas no quadro do projeto, foi construído em parceria por um conjunto de académicos de várias áreas, todos a trabalhar sobre a mutilação genital feminina ou em áreas paralelas igualmente importantes no âmbito da produção de conhecimento sobre esta prática.

Reunindo a experiência de pessoas e sendo informado também pelas diferentes áreas de investigação, o Guia reúne um conjunto de perspetivas distintas, e até por vezes concorrentes, sobre o C/MGF. Não é um todo homogéneo, porque as preocupações dos diferentes investigadores também não o são.

Com trabalhos de base tão diversos como os estudos de género e o feminismo, ao trabalho no terreno na Gâmbia, na Somália, Guiné Bissau, Senegal, e outros países africanos, ou nas “Comunas” de Terni e Perugia, na Flandres, Barcelona, Madrid, este Guia é na verdade um retrato da diversidade de perspetivas que se podem ter sobre o C/MGF, sendo o seu objetivo assumido ser flexível aos interesses das diversas disciplinas.

A organização do Guia reflete essa diversidade de perspetivas e procura, dentro de cada módulo, apresentar debates abertos, e conceitos que são mais próximos à disciplina em questão. O Guia pode assim ser usado tanto por quem quer aprofundar temáticas do C/MGF no âmbito da Saúde como também, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de fazê-lo relativamente aos Estudos de Género, à Antropologia, Psicologia, Comunicação ou dos Direitos Humanos.

Os debates em profundidade que são possíveis no seio das diferentes disciplinas são informados antecipadamente por dois capítulos genéricos, informativos e dando uma perspetiva ancorada na história.

Contribuem com textos para este Guia os investigadores do CEI-IUL Ricardo Falcão e Clara Carvalho, do CRIA Cristina Santinho, do CIS Carla Moleiro. A tradução foi levada a cabo por Marta Patrício e Ricardo Falcão, e a revisão pelos membros de toda a equipa. Uma palavra de agradecimento ainda para a Inês Marques Ribeiro que se dispôs também a ajudar no processo de revisão.

O guia está disponível em PT e outras línguas do projeto: ENG, ES, IT e BE.

Senegalese girls. Photo by UK Department for International Development / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Ricardo Falcão

Researcher at CEI-IUL. Anthropologist and PhD in African Studies, I have chosen as my field the country Senegal. My PhD thesis is on the appropriation of information and communication technology in Senegal. Research interests: Senegalese youth, bodily practices, sexuality, tradition/modernity, social hierarchies, postcolonial studies, Sufi Islam/pagan cults, land property, and patron/client relations.

Leave a Reply