Entrevista | “Biden ainda não nomeou embaixadores para a UE e NATO”

Ana Isabel Xavier, investigadora do CEI-Iscte, foi entrevistada pela jornalista Helena Tecedeiro (Diário de Notícias) a propósito da visita de Joe Biden à Europa.

Esta é a primeira visita de Joe Biden ao estrangeiro desde que foi eleito. Ter escolhido a Europa é sinal de uma reaproximação entre EUA e o Velho Continente depois dos anos de tensão com Donald Trump?
É sinal do retorno ao normal e de uma necessária renovação de votos entre amigos especiais pautada por um desejo de reaproximação recíproco. Mas sejamos pragmáticos: não há um retraimento da Ásia-Pacífico em prol de um “Europe first“. Os EUA de Biden vão continuar a insistir na necessidade do velho continente se autonomizar na sua segurança e defesa, para que seja mais resiliente às ameaças da Rússia e da China. Os próximos anos podem não ser de tensão, mas serão claramente de pressão. Uma pressão para resultados mais tangíveis e para uma promoção ativa da democracia que inclui também o Japão, a Coreia do Sul e a Índia que, em conjunto, representam 60% da economia mundial.

Esta visita coincide com a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. É apenas uma coincidência ou pode ser uma oportunidade para Portugal, uma vez que temos uma velha e longa relação com os Estados Unidos?
É apenas uma – boa – coincidência! A reunião é em Bruxelas e não em Lisboa, embora a Presidência Portuguesa assim o desejasse. Joe Biden não estará com Marcelo Rebelo de Sousa nem com António Costa, mas sim com os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho com o intuito de concertar posições entre os dois blocos em torno das alterações climáticas, comércio e tecnologia. A velha e longa relação bilateral com os EUA irá certamente manter-se, mas à margem da Presidência do Conselho da UE e para lá de 30 de junho de 2021 e da tradicional Base das Lages, convergindo também na sustentabilidade ambiental, economia do mar ou promoção da paz em África.

Leia aqui o resto da entrevista.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
Foto de Simon Dawson / No10 Downing Street via Flickr

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Ana Isabel Xavier

Collaborator at CEI. PhD in International Relations (Coimbra University), post-graduation in Human Rights and Democratisation (Coimbra University), Master degree in Sociology (Coimbra University), Undergraduate degree in International Relations (Coimbra University). Research interests: European Union, Security & Defence, Human Security, Human Rights & Globalization

Leave a Reply