Favelas em tempo de coronavírus: a peste da desigualdade

Longe de querer fazer coro ao bolsonarismo que quer pôr fim ao isolamento para defender o retorno económico dos investidores da sua campanha, o precariado brasileiro enfrenta o impasse entre a saúde e a sobrevivência.

Já faz tempo que a crise mundial gerada pela covid-19 deixou de ser unicamente um problema de saúde pública para ser uma crise multifacetada, com consequências sociais, políticas e económicas. Apesar da redução da pobreza ocorrida na última década, o Brasil segue sendo um país profundamente desigual e já não há dúvida de que a crise do coronavírus será especialmente dura com os mais pobres.

No Brasil, onde existem 13,6 milhões de pessoas vivendo em favelas e 40 milhões de trabalhadores informais, segundo informações do IBGE, faz soar o alarme relativamente aos riscos e ameaças que o novo coronavírus oferece às populações vivendo em condições de limite económico e habitacional. Sabe-se que as consequências deixadas por esta e outras epidemias são atravessadas por distinções de classes sociais e económicas, nomeadamente, aquelas que atingem os mais pobres. Assim, o vírus desta pandemia não é o único problema que neste momento ataca as favelas densamente povoadas do Brasil.

Continue a ler o artigo no site do Público.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Foto de PauloHenrique / domínio público

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leonardo Leal

Research Assistant at CEI-IUL. Professor of Public Administration at the Federal University of Alagoas. Coordinator of the Technological Incubator of Solidarity Economy - ITES / UFAL. PhD Candidate in Political Science at ISCTE-IUL. Research interests: Solidary Economy, Solidary Finance, Common Goods, Social Management and Territorial Development.

Leave a Reply