Filipe Vasconcelos Romão: “Situação pode depender do Podemos de Pablo Iglesias”

Académico português analisa evolução das relações entre Espanha e a Catalunha. onde este mês se realizam eleições autonómicas.

O especialista em Relações Internacionais Filipe Vasconcelos Romão considerou esta terça-feira que as eleições autonómicas da Catalunha, este mês, podem resultar numa extensão da intervenção de Madrid sobre a região, caso o Podemos ajude os independentistas a formar maioria.

“Podemos estar a caminho de uma extensão do 155 [número do artigo da Constituição espanhola que permite a suspensão da autonomia] em 2018, para lá destas eleições. Julgo que o Podemos [esquerda radical, liderado por Pablo Iglesias] pode ter um posição muito importante neste enquadramento”, disse à agência Lusa o especialista, que na quinta-feira lança o livro “Espanha e Catalunha: Choque de Nacionalismos”.

Filipe Vasconcelos, professor de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e do ISCTE, considera que uma das principais incógnitas políticas na Catalunha – onde alguns partidos nacionalistas declararam a independência unilateral, depois de inviabilizada por ação do Governo central em Madrid, advém do facto de não existir “uma maioria social” a favor desse movimento.

“Estamos perante a ausência de uma maioria social clara e ampla a favor da independência na Catalunha. (…) Por muitas contas que façamos, neste momento o nacionalismo/independentismo não chega sequer aos 50%”, explicou o professor.

O Governo espanhol suspendeu, de forma inédita, a autonomia política da Catalunha na sequência da declaração unilateral de independência da região por parte do então presidente regional Carles Puigdemont e do parlamento regional, demitindo todo o governo regional e convocando eleições autonómicas para 21 de dezembro.

No entanto, as sondagens indicam dificuldades de ambos os campos – independentistas catalães e constitucionalistas (pró-unidade de Espanha) – em obter maiorias claras num cenário pós-eleitoral.

Leia a entrevista completa no site do Diário de Notícias.

Carles Puigdemont. Photo by Parlament de Catalunya / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply