Investigadores do CEI-IUL no X Congresso Ibérico de Estudos Africanos

Aconteceu nos dias 25 a 27 de janeiro, em Granada (Espanha), o X Congresso Ibérico de Estudos Africanos dedicado ao tema “Pessoas e Culturas Africanas: Identidades, Poderes, Saberes e Tradições no Feminino”, organizado pelo núcleo de estudos africanos AFRICAInEs da Universidade de Granada. Este evento, que acontece a cada dois anos, sendo acolhido, de forma intermitente, entre universidades portuguesas e espanholas, afirma-se como um espaço de debate entre investigadores na área dos Estudos Africanos e que se debruçam, também, sobre as relações entre África e a Península Ibérica.

Os três dias de trabalhos contaram com uma diversidade de painéis e de comunicações apresentadas, que versaram temas tão diversos como a construção da paz em África; reconstrução e desenvolvimento em Angola; políticas internacionais para o Sahel; saúde e governação em África; mulheres em África; políticas de desenvolvimento; música e diáspora africana; associativismos entre mulheres; políticas industriais para o continente, entre outros.

Este evento teve uma participação significativa de investigadores do CEI-IUL, que coordenaram painéis e apresentaram várias comunicações no evento.

Esta décima edição do congresso contou com a presença do Professor Eduardo Costa Dias (ISCTE-IUL) e da Professora Isabel Castro Henriques (U.Lisboa) que fizeram um balanço dos últimos 20 anos de Estudos Africanos na Península Ibérica e da génese de um congresso que, à data, ainda se denominava de “Congresso de Estudos Africanos no Mundo Ibérico”.

Das sessões paralelas, o CEI-IUL fez-se representar nos seguintes painéis: “Mulheres e conflitos armados na África Lusófona contemporânea”, coordenado por Mojana Vargas; “Africa Subsahariana entre la Conferencia de Berlin y la Primera Guerra Mundial”, coordenado por Jordi Tomás; “Salud y gobernanza en el África Subsahariana” coordenado por Clara Carvalho; e “Escritoras africanas: Incursões entre história, cultura, política e língua”, coordenado por Cristina Gemmino. Foram ainda apresentadas comunicações por Antónia Barreto, Clara Carvalho, Rui Garrido e Cristina Gemmino.

A participação de investigadores e doutorandos em eventos desta natureza oferece a oportunidade de se estabelecer redes de pesquisa com investigadores e estudantes de diferentes instituições, além de promover o intercâmbio entre o que existe de mais recente na produção científica em cada tema específico.

Especialmente no caso dos estudantes de doutoramento, é também uma ocasião de submeter as pesquisas ao debate dos pares, sem a tensão característica das discussões entre orientandos e orientadores, além de oferecer o preparo necessário para o momento da defesa, uma vez que a apresentação oral de uma pesquisa implica na construção de um discurso lógico e sucinto, no qual o mesmo seja capaz de apresentar seu objeto, teoria e método de abordagem e os resultados obtidos até o momento.

Nesse sentido, o apoio do CEI-IUL à participação de investigadores e doutorandos no CIEA10 foi e continuará sendo de fundamental importância para a continuidade desse tipo de trabalho e para a ampliação da visibilidade da produção científica do próprio centro.

O Congresso Ibérico de Estudos Africanos regressará a Portugal para a sua XI edição, em 2020 e será organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mojana Vargas e Rui Garrido

Mojana Vargas is a Research Assistant at CEI-IUL. Ph.D. Candidate in African Studies (ISCTE-IUL); M.A. in International Relations (2009, UNESP/UNICAMP/PUC-SP, Brazil); Undergraduate studies in History (2005, São Paulo University, Brazil). Rui Garrido is a Research Assistant at CEI-IUL. Ph.D. Candidate in African Studies (ISCTE-IUL) researching State homophobia, Human Rights, and social movements in the Lusophone African space. Works for the Lusophone Observatorium for Human Rights (OLDHUM).

Leave a Reply