João Lourenço no Parlamento Europeu

O Presidente João Lourenço foi o primeiro presidente angolano a discursar no Parlamento Europeu, a Casa da democracia Europeia, facto ocorrido na passada quarta-feira, 4 de Julho de 2018, por acaso um dia importante na afirmação da liberdade os Povos, por ser o Dia da Independência da principal democracia mundial (ainda que, recentemente, esta parece estar um pouco distante deste País…).

Sendo que o Parlamento Europeu (PE) foi fundado em Setembro de 1952, e que desde 2009, se tornou, de facto, num local legislativo dos mais poderosos do Mundo, é estranho que, só agora, um presidente angolano. Mas, isto levar-nos-ia a outras malambas que agora não interessam.

Há quem tenha ficado um pouco desiludido com as palavras do Presidente João Lourenço em Estrasburgo.

Pessoalmente, também esperava um pouco mais que uma pequena lição sobre o que somos, o que temos estado a fazer, o que lideramos, as nossas relações regionais; tudo isso os parlamentares europeus podem, facilmente, e se quiserem ler numa qualquer página de recolha de dados, seja o Google, o Yahoo ou o MSN.

Esperava mais do que o Presidente e o seu Executivo desejam fazer no futuro, nas relações com os principais parceiros políticos e económicos não-africanos, no caso, europeus; e não esqueçamos, que, ainda recentemente, João Lourenço esteve na França, na Bélgica a tratar de captar investimentos e know-how económicos e financeiros, destes para ajudar Angola a se desenvolver, pelo que seria interessante ver o que o e como o PE receberia essas informações.

É certo que João Lourenço, em cerca de 20 minutos, fez uma apresentação calma e serena do que fomos e estamos agora a tentar ser. Como venda de uma imagem quase turística, creio que surtiu efeito. Mas não era – é – isso que queremos.

Também é verdade que João Lourenço pediu à União Europeia que esta nos ajude a suplantar «”os constrangimentos” que impedem a colocação da economia ao serviço do “desenvolvimento, do progresso e do bem-estar das populações”».

Continue a ler o artigo em Vivências Press News.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Parlamento Europeu, Estrasburgo / Foto de Diliff / CC BY-SA 3.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Eugénio Costa Almeida

Researcher at CEI-IUL. Researcher at CINAMIL. PhD in Social Sciences, specialisation in IR and M.A. in IR (ISCSP-UTL). Currently: Post-Doc at Univ. Agostinho Neto (Luanda).

Leave a Reply