Leituras do Mundo & Mesa-redonda: Crise e Castigo? Eleições Brasil 2018

Amanhã, às 15h00, irá decorrer mais uma sessão do Leituras do Mundo, seguida de debate sobre o ciclo eleitoral do Brasil, no aud. Silva Leal (Ala Autónoma, ISCTE-IUL).

O livro “O Brasil e os Desafios do Sistema Internacional”, coordenado por Pedro Seabra (CEI-IUL) e Carmen Fonseca (IPRI-NOVA), será apresentado neste mês de outubro. Também o investigador do CEI-IUL, Bruno Cardoso Reis, contribui para este livro com o capítulo “Brasil e Portugal: Divididos pelo Atlântico, Unidos pela Retórica?”.

 

Programa
15h00 | Leituras do Mundo: O Brasil e os Desafios do Sistema Internacional
  • Coordenação: Pedro Seabra (CEI-IUL) e Carmen Fonseca (IPRI-NOVA)
  • Apresentação: Carmen Fonseca (IPRI-NOVA)
  • Moderação: Bruno Cardoso Reis (CEI-IUL)

 

Sobre o livro:

O livro proporciona um balanço sobre os desafios do Brasil no sistema internacional, refletindo algumas das prioridades da sua política externa recente, centrando-se no período de 2003 em diante. Em alguns casos é feito um enquadramento histórico mais detalhado e noutros é dado maior enfoque a cenários prospetivos. De uma forma geral faz-se um balanço sobre aquilo que foi alcançado pelo Brasil nos últimos 15 anos, assim como os constrangimentos e oportunidades para a sua atuação futura no sistema internacional.

 

16h00 | Mesa-redonda: Crise e castigo? Eleições Brasil 2018

Após anos de crescimento económico, estabilidade política e protagonismo internacional, o Brasil atravessa agora momentos de crise nos três domínios, tendo o ciclo eleitoral de 2018 apenas acentuado a presente situação. Após uma campanha longa e corrosiva, o país apresenta-se mais dividido do que nunca. Esta mesa-redonda visa por isso avaliar os mais recentes desenvolvimentos eleitorais até à data e antecipar não só possíveis cenários pós-segundo turno de votação como também potenciais implicações para o Brasil, quer no plano interno como externo.

Estarão presentes nesta mesa os investigadores Bruno Cardoso Reis, do CEI-IUL, Carmen Fonseca, do IPRI-NOVA, Joaquim Cadete, da UCP, e Felipe Albuquerque do ICS-ULisboa.

 

Foto: Caco Argemi CPERS / Sindicato / CC BY-SA 2.0

 

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leave a Reply