Macau Aqui tão Perto: a Importância da Diplomacia Cultural Lusófona

Apesar de apenas terem passado 17 anos sobre a transição da administração de Macau, este espaço passou a ser um ilustre desconhecido, raramente entrando na realidade dos portugueses.

Esta semana decorre em diferentes espaços da cidade de Lisboa o Fórum do Livro de Macau. A par de uma feira do livro na Delegação Económica e Cultural de Macau, decorrem outras iniciativas como conferências sobre diversos temas, da literatura e história ao direito, e eventos culturais. A ideia é divulgar a contemporaneidade de Macau, sem esquecer os laços históricos que Portugal tem com o território.

Nesse sentido, amanhã realiza-se um evento em torno da poesia que, começando com a homenagem a Camilo Pessanha, percorre os caminhos do que têm sido os últimos anos poéticos de Macau. Com a presença do Ministro da Cultura português, Luís Filipe de Castro Mendes, tem por objetivo aglutinar literatura e performance de modo a oferecer um momento cultural único e representativo daquilo que se tem escrito em Macau.

Ler mais no Jornal Económico.

Remains of the Cathedral of St. Paul, Macau, Photo by Diego Delso / CC BY-SA 3.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply