Mediatização do conflito convence Maputo a aceitar apoio internacional

O investigador do CEI-Iscte, Pedro Seabra, foi entrevistado pela agência Lusa, a propósito da influência da mediatização dos ataques em Cabo Delgado na decisão de Maputo aceitar apoio internacional.

Segundo o investigador, a “mediatização do conflito” de Cabo Delgado “está a produzir efeito junto das autoridades moçambicanas” e a convencê-las de que precisam de recorrer ao apoio da comunidade internacional.

Acrescenta ainda que “[após] vários anos de dificuldades em se saber alguma coisa do conflito (…) mal ou bem, isto tem servido como um alerta. A partir do momento em que a comunidade internacional fica mais envolvida, poderá também começar a exercer uma pressão mais concertada sobre o próprio Estado moçambicano”, para responder de forma adequada ao conflito.

Leia o resto da entrevista aqui.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
Foto de Suzanne Plunkett / CC BY 2.0 / Via Flickr

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Pedro Seabra

Researcher at CEI-IUL. Ph.D. in Comparative Politics (2016, ICS-UL); M.A. in Political Science and IR (2011, FCSH-Nova); Undergraduate studies in Law (2008, Univ. Porto).

Leave a Reply