“Mísseis russos podem atingir Lisboa”, alerta presidente da Lituânia

A presidente da Lituânia alerta para o que diz ser uma militarização muito agressiva e rápida por parte da Rússia no enclave de Kalininegrado.

A chefe de Estado da Lituânia disse que a Rússia está a instalar mísseis que podem atingir Lisboa.

Esta declaração consta de uma gravação enviada pelo gabinete de comunicação do Palácio de Belém aos órgãos de comunicação social. Não se conhece para já qualquer reação por parte do presidente português.

Nuno Lemos Pires, investigador do CEI-IUL e professor na Academia Militar, não vê nenhuma novidade neste alerta, pois é sabido que os mísseis russos têm capacidade de voo superior a 3500 quilómetros.

Para  Lemos Pires a questão prende-se apenas com a proximidade da Rússia à Lituânia, que é um paí­s membro da NATO e que está salvaguardado pelo artigo 5º que diz que quando um país membro é atacado, todos os outros o são.

Oiça as declarações do investigador do CEI-IUL no site da RTP Notícias.

Vladimir Putin, Presidente da Rússia. Photo by Kremlin / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Nuno Lemos Pires

Researcher at CEI-IUL. Professor at the Portuguese Military Academy (PMA). Ph.D. in History, Defence, and IR (ISCTE-IUL and PMA); M.A. in Military Sciences (PMA). Guest lecturer at ISCTE-IUL, U. Nova, IESM, IDN. Professor of Military History and IR at IAEM and AM; Intelligence Officer at NATO / Rapid Deployable Corps (Spain).

Leave a Reply