“Não perspectivava que fossem tantas empresas a privatizar”

O investigador do CEI-IUL, Eugénio Costa Almeida, foi entrevistado pelo jornal Público a propósito do novo programa de privatizações lançado em Luanda.

“Para Eugénio Costa Almeida, investigador do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) do ISCTE-IUL, o novo programa de privatizações lançado em Luanda demonstra a vontade do Presidente
João Lourenço em alterar a actual situação económica e financeira de Angola. Em declarações por escrito, defende que deve haver uma fatia do capital reservada para os angolanos.

O que irá marcar mais este programa de privatizações? A transparência com que for conduzido?

À partida parece-me que é o facto de o ProPriv apresentar um plano real e efectivo de empresas a privatizar e não, como estávamos habituados, um mero instrumento vago e sem sentido sobre o que seriam as intenções governativas. Depois, o ProPriv poderá transmitir uma vontade inequívoca do Governo e do Presidente João Lourenço em alterar a actual situação económica e financeira do país, não só dinamizando-a como, e principalmente tendo em conta as linhas orientadoras do Banco Mundial e do FMI, procurando retirar da alçada pública empresas que, na maioria dos casos, apesar do que poderiam dar ao país, estão deficitárias e mal geridas. ”

Leia a entrevista completa no Público.

 

Fotografia: Terminal Marítimo de Passageiros in Luanda by David Stanley / CC BY 2.0
As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Eugénio Costa Almeida

Researcher at CEI-IUL. Researcher at CINAMIL. PhD in Social Sciences, specialisation in IR and M.A. in IR (ISCSP-UTL). Currently: Post-Doc at Univ. Agostinho Neto (Luanda).

Leave a Reply