24 SET | Noite Europeia dos Investigadores (NEI)

A 24 de setembro, entre as 16h e as 23h, o CEI marcará presença em mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores.

Este ano, esta iniciativa europeia decorre no dia 24 de setembro, entre as 16h00 e as 23h00 e conta com mais de 160 atividades presenciais que decorrem em várias cidades simultaneamente: Lisboa, Braga, Coimbra e Évora.

O tema da Noite Europeia dos Investigadores 2021 é dedicado às prioridades do Pacto Ecológico Europeu, que propõe que o impacto no clima seja neutro até 2050, e por essa razão poderá encontrar no programa diversas iniciativas dedicadas à proteção do meio ambiente, promoção da economia verde, e redução da poluição, entre outras. As atividades promovidas pelo CEI, quer no programa online, quer no programa presencial, alinham-se com as dimensões sociais, económicas e ambientais e, através de jogos, quizes, conversas e exposições, pretendem dar a conhecer aos cidadãos como podemos contribuir para uma sociedade mais sustentável e resiliente.

Junte-se ao CEI neste dia de celebração da Ciência!

_________

Atividade: “Não há planeta B” – Cartazes artesanais de protesto

Local: Claustro do Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Horário: Entre 16h00 e as 23h00

Unidades de Investigação: Centro de Estudos Internacionais (CEI), Centro de Investigação de Estudos de Sociologia (CIES) em parceria com Arquivo Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira

Um pouco por todo o mundo, milhares de manifestantes têm saído às ruas para protestar contra as alterações climáticas, encabeçados pelas gerações mais novas que exigem o seu direito ao futuro. Em Portugal, a Greve Climática Estudantil tornou-se o maior protesto de estudantes da última década, refletindo o grito de uma geração que apela aos governos e políticos por mudanças urgentes e estruturais. Os materiais desta e de outras manifestações pelo clima foram resgatados e conservados pelo Arquivo Ephemera. Venha conhecer a exposição de cartazes artesanais de manifestações pelo ambiente realizadas em Portugal.

Veja a exposição desta atividade também em formato online.

_________

Atividade: O Planeta chama – Não fiques neutro

Local: Claustro do Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Horário: 18h00 – 19h00

Um grupo de investigadores, de todas as unidades de investigação do Iscte, irá conversar sobre as alterações climáticas e sobre os desafios futuros que o mundo irá ter que superar. Este debate contará com o jornalista José Vítor Malheiros como moderador.

Cada investigador explicará alguns dos desafios e mudanças que prevê virem a ter impacto na vida social, nas organizações, na vida política, nas cidades, nas tecnologias e como podemos responder a esta emergência e contribuir para alcançar as metas que estão definidas para uma rápida descarbonização.

O evento terá duração de cerca de 1 hora, e prevê-se uma sessão dinâmica, com participação do público, focada nas perguntas colocadas pelo moderador num debate plural.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply