Novo Projeto | “Crimes de ódio ideologicamente inspirados”

O apoio ao projeto “Crimes de ódio ideologicamente inspirados: Narrativas de vítimas e enviesamentos cognitivos inconscientes no sistema de justiça criminal”, coordenado pela investigadora do CEI, Raquel da Silva, foi aprovado pela FCT.

A FCT divulgou recentemente os resultados do apoio especial a projetos de investigação sobre o “Impacto da pandemia da COVID-19 nos crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência e no discurso de ódio”, que aprovou para financiamento 6 projetos de investigação e desenvolvimentos (I&D).

O projeto “Crimes de ódio ideologicamente inspirados: Narrativas de vítimas e enviesamentos cognitivos inconscientes no sistema de justiça criminal” está contemplado na linha de apoio especial lançada pela FCT em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, que contou com o apoio do Alto Comissariado Para as Migrações, IP (ACM) e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Este apoio especial era dirigido a projetos de I&D e iniciativas que permitam a produção e difusão de conhecimento e a investigação-ação relativamente aos crimes de incitamento ao ódio e à violência e à expressão dos discursos de ódio, na sequência da pandemia e divulgação dos seus impactos em grupos mais vulneráveis da população.

Sobre o projeto

O projeto intitulado “Crimes de ódio ideologicamente inspirados: Narrativas de vítimas e enviesamentos cognitivos inconscientes no sistema de justiça criminal” pretende investigar o fenómeno, cada vez mais difundido, do crime de ódio de inspiração ideológica. A pandemia da COVID-19 veio intensificar este tipo de crime, que representa uma ameaça direta aos direitos humanos, à paz e à segurança. Assim, propomo-nos aprofundar o conhecimento sobre o sistema de justiça criminal português, através da realização de entrevistas a vítimas de crimes de ódio e através da aplicação do Teste de Associação Implícita a agentes policiais e a profissionais da justiça de modo a analisar enviesamentos cognitivos inconscientes que poderão interferir na decisão da justiça penal. Este projeto permitirá criar recomendações de boas práticas que poderão ser adotadas pelo sistema de justiça criminal, tanto ao nível nacional quanto internacional, para combater crimes de ódio de inspiração ideológica e para potenciar a capacidade de resiliência social face aos mesmos.

Foto de Tim Pierce / Via Newsbook

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply