Os desafios de Biden

Henry Kissinger escreveu que quando Richard Nixon chegou à Casa Branca em 1969 encontrou o país numa situação de quase guerra civil.

Joseph Biden Jr., o 46.º presidente dos Estados Unidos, não irá encontrar uma situação muito mais favorável e nela terá de concentrar boa parte das suas energias e empenho, nos primeiros meses da sua presidência. E não será fácil sarar as feridas que hoje afligem a nação americana, a começar pelo grande problema de saúde pública, pelas gritantes desigualdades sociais e raciais, pelas dificuldades na recuperação económica e pela profunda divisão política que faz que existam, na verdade, dois EUA de costas voltadas. As crises que os Estados Unidos atravessam são de tal ordem que o país parece necessitar de um plano tão arrojado e decisivo como o New Deal que o presidente Franklin Roosevelt lançou na sequência da grande crise do final dos anos 1920 ou como o que Lyndon Johnson ensaiou com a sua Great Society de 1964.

Continue a ler o artigo no site do DN.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Joe Biden / foto de Gage Skidmore / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luís Nuno Rodrigues

Director and researcher at CEI-IUL. Associate Professor at ISCTE-IUL. Editor of the Portuguese Journal of Social Science. Ph.D in American History (University of Wisconsin). Visiting professor at Brown University.

Leave a Reply