Portugal e a abolição da pena de morte

Luís Nuno Rodrigues, director do CEI-IUL, foi ouvido numa reportagem do Diário de Notícias sobre a abolição da pena de morte em Portugal e sobre a sua manutenção em países como os Estados Unidos e a China. A este propósito salientou que nos Estados Unidos “a aplicação ou não da pena de morte faz parte da esfera de ação dos governos estaduais, não do governo federal. É por esta razão que é o único país do chamado mundo ocidental a permitir a pena de morte. Ela é permitida em 31 estados e proibida em 19.” Acrescentou ainda que “no século XXI a tendência tem sido para uma diminuição no número de penas capitais aplicadas, no número de Estados que autorizam e até mesmo na percentagem da opinião pública que é a favor da aplicação”.

Ler artigo completo no Diário de Notícias.

 

Photo: Article 2 of the Charter of Fundamental Rights of the European Union, by Trounce (Own work), CC BY 3.0.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply