21 SET | Reflexões sobre o Papel de Portugal no Processo de Formação do Pensamento Diplomático Brasileiro

Seminário de Estudos Internacionais

No dia 21 de setembro, o CEI-IUL, em colaboração com o CIES-IUL, teve o prazer de receber o Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), na primeira edição dos Seminários de Estudos Internacionais do ano letivo de 2016/2017. O Seminário teve como tema o papel de Portugal na formação do pensamento diplomático Brasileiro. O evento decorreu no Auditório Caiano Pereira (ISCTE-IUL).

IMG_0533
Sobre o conferencista

Sérgio Eduardo Moreira Lima é licenciado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi “Brazilian Student Leader” da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Diplomata de carreira, formado pelo Instituto Rio Branco, onde fez também os cursos de Aperfeiçoamento e Altos Estudos. Concluiu o mestrado em Direito Internacional Público na Universidade de Oslo. Serviu na Missão do Brasil nas Nações Unidas e nas Embaixadas em Washington, Lisboa e Londres.

Foi Embaixador em Tel Aviv (acumulando com Ramallah), Oslo e Budapeste. Entre as várias funções desempenhadas na Secretaria de Estado, foi Assessor do Ministro de Estado, Chefe da Divisão de Agricultura e Produtos de Base (ocasião em que foi eleito e reeleito Vice-Presidente e Presidente do Conselho Governamental do Fundo Comum de Produtos de Base das Nações Unidas), Secretário de Controle Interno e Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI).

As suas publicações incluem “A Time for Change” (2006), “Imunidade Diplomática – Instrumento de Política Externa” (2004), “The Expanding Powers of the UN – Security Council and the Rule of Law in International Relations” (2009), “A Reflection on the Universality of Human Rights – Democracy and the Rule of Law in International Relations” (2009) e “Diplomacia e Academia: o IPRI como instrumento de política externa” (2014). Recebeu, entre outras, a Grã Cruz da Ordem de Rio Branco e comendas do Mérito da França, Noruega, Hungria, a Ordem de Cristo de Portugal e a Royal Victorian Order do Reino Unido.

IMG_0539

Em nome da FUNAG – que disponibiliza online uma biblioteca digital contendo uma vasta colecção de publicações gratuitas sobre temas internacionais – o Embaixador Sérgio Lima doou ao ISCTE-IUL alguns livros alusivos à temática abordada na sua palestra.

IMG_0547

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply