Projecto do CEI-IUL sobre mutilação genital feminina no “90 segundos de Ciência”

Um guia multissetorial, formações e seminários internacionais e um website são os materiais resultantes deste projeto europeu internacional. O objetivo é combater a mutilação genital feminina não só em Portugal como noutros países da Europa.​

Ricardo Falcão é investigador no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e colabora atualmente num projeto europeu que pretende ajudar ao combate da mutilação genital feminina em Portugal e no resto da Europa.

A mutilação genital feminina “é uma prática que afeta anualmente cerca de 200 milhões de mulheres e cerca de três milhões de mulheres estão em risco todos os anos”, indica o investigador. Este projeto é realizado em parceria com Espanha, Itália, Bélgica e Portugal, através do Centro de Estudos Internacionais e o principal objetivo é criar uma maior consciencialização por parte da população em geral para práticas como esta.

“Os outputs deste projeto são um guia multissetorial, que já está elaborado; as formações que estão a ser feitas nos quatro países, todas elas acompanhadas por uma monitorização constante, antes das formações, durante as formações e após as mesmas, ou seja criar dados transnacionais sobre a perceção que há sobre a mutilação genital feminina; temos ainda os seminários internacionais nos vários países e que terá uma memória descritiva, portanto serão também materiais que vão ficar disponíveis para serem consultados; e temos um website onde é divulgada a informação das coisas que estão a acontecer no projeto, onde ficarão estes materiais e que estará também disponível o guia, as memórias descritivas do projeto”, esclarece Ricardo Falcão.

Veja o vídeo completo aqui.

Community discussing about female genital mutilation/cutting. Photo by Jessica Lea / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply