As relações Europa-África e o encontro entre Costa e João Lourenço

Fernando Jorge Cardoso, investigador do CEI-IUL, esteve no programa Edição da Noite da SIC Notícias, onde analisou as relações Europa-África, com especial atenção para o encontro entre o primeiro-ministro português, António Costa, e o novo Presidente de Angola, João Lourenço.

Para o investigador, as relações entre Portugal e Angola não mudaram, apesar da “chantagem” que tem sido feita por parte de João Lourenço, face aos processos judiciais que decorrem em Portugal (e Espanha) e que envolvem o antigo vice-presidente angolano Manuel Vicente. Cardoso sublinha o facto de Angola saber que em Portugal existe separação entre o poder legislativo e o judicial e que o povo angolano não quer uma cisão entre os dois países, sendo que, na sua opinião, este encontro entre os dois governantes não será o último.

Assista ao comentário completo no site da SIC Notícias.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply