Reunião de trabalho em Bruxelas, no marco do projeto T-PREG

Decorreu, no passado dia 20 de novembro, a 2.ª reunião internacional do projeto T-PREG: Training on Protected Reporting from Professional and Grassroots Sports. O encontro teve lugar no Instituto de Criminologia da Universidade de Leuven, na Bélgica, onde marcaram presença representantes das entidades parceiras do projeto.

O encontro serviu para apresentar os dados (quantitativos e qualitativos) que os países parceiros recolheram (Itália, Espanha, Bélgica, Eslovénia e Portugal), relativos às perceções, atitudes e evidências dos atores desportivos, sobre proteção de denunciantes e denúncias relacionadas com casos de manipulação de resultados. A recolha dos dados decorreu durante a primeira fase do projeto e culminará com a redação de um relatório nacional, sobre a realidade de cada país, e um relatório global.

A reunião visou ainda a programação da segunda fase do projeto, na qual se prevê a realização de sessões de formação, construção de material educativo e de um módulo eLearning, tendo por base as evidências empíricas recolhidas.

Recorde-se que o projeto T-PREG, coordenado ao nível Internacional pelo Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (CEI-IUL), é financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia e tem como objetivo avaliar os sistemas de denúncias existentes na Europa, definir as melhores práticas e realizar formações para criar uma melhor proteção aos denunciantes.

 

Texto por: César de Cima e Marcelo Moriconi

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply