Segurança e Desenvolvimento: Desafios para Portugal, Europa e África | Intervenção de Carlos Lopes (UA)

A 24 e 25 de maio, decorreu a Conferência “Segurança e Desenvolvimento: Desafios para Portugal, Europa e África” promovida pelo CEI-Iscte e pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN), uma iniciativa cofinanciada pelo Camões I.P..

Atendendo ao objetivo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021 de impulsionar e fortalecer as relações entre a União Europeia e África, a conferência teve como objetivo contribuir para a produção de conhecimento e para o debate interdisciplinar e intersectorial sobre a integração das políticas nacionais e europeias de segurança humana e desenvolvimento e, no quadro destas, da securitização de questões relacionadas com migrações e alterações climáticas.

A participação de Carlos Lopes, Alto-Representante da União Africana (UA), na sessão de abertura, foi destacada por alguns meios de comunicação. O economista guineense debruçou a sua intervenção em temas como a discussão migratória em volta da reação da Europa às migrações africanas, bem como a gestão da cooperação europeia com os países africanos em resposta à covid-19.

Pode ler mais sobre a sua intervenção aqui e aqui.

Foto via Mídia CAP-GB

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply