Tancos e o estado da segurança nacional: é ainda pior do que parece

Se é certo que em Portugal as Forças Armadas sempre serviram para bem mais do que fazer a guerra, hoje em dia essas outras tarefas são cada vez mais numerosas e cada vez mais vitais.

A segurança é como o oxigénio: só nos damos conta da sua importância vital quando falta. Ora, o caso de Tancos é apenas a ponta do icebergue de uma crise grave na defesa nacional. Uma crise que vai além do desinvestimento e do desânimo entre os militares, que vai além da sobrevivência da Polícia Judiciária Militar, sem que magistrados civis ou chefias militares pareçam saber o que fazer dela, ou da necessidade de uma mais adequada gestão das relações entre poder civil e hierarquia militar. Estas são questões, apesar de tudo, relativamente fáceis de reparar, havendo vontade política. Trata-se, sobretudo, de uma incapacidade de avançar para Forças Armadas realmente adaptadas às prioridades da segurança no mundo atual. Um mundo de ameaças não convencionais, como o terrorismo transnacional, ou a criminalidade organizada envolvida no tráfico de armas ou em ciberataques. Um mundo em que as alterações climáticas aumentam exponencialmente o risco de grandes catástrofes naturais.

Algumas mudanças se têm verificado, mas elas foram pontuais e mais formais do que reais. Os melhores exemplos disso são: a existência residual da Unidade Militar de Ajuda de Emergência; os esforços ainda sem sucesso para implementar um plano de articulação operacional entre as Forças Armadas e as Forças de Segurança no combate ao terrorismo; os incipientes esforços no sentido de se implementar uma real estratégia nacional de cibersegurança.

Continue a ler o artigo no site do Observador.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Foto de Contando Estrelas / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Bruno Cardoso Reis

Researcher at CEI-IUL. PhD in International Security (King's College). Master in Historical Studies (Cambridge Univ.). Professor at ISCTE-IUL. Researcher at ICS-IUL and King's College.

Leave a Reply