Uma primavera em protesto

A jovem Greta Thunberg tornou-se icónica na luta contra a mudança climática. Mas estarão os indivíduos que foram sensibilizados pela sua iniciativa e os jovens que foram mobilizados pelo seu grito pelo planeta prontos para mudar os seus estilos de vida?

Março é um mês que no nosso imaginário ressoa a primavera, com dias mais longos e o sol a aquecer-nos. Também nos lembra as chuvas repentinas, as manhãs de inverno e as tardes de verão, como diz o ditado popular. Igualmente, as roupas mais leves, com cores alegres e as crianças a irem para os parques brincar. Contudo, este ano a primavera parece ter chegado cedo demais. Os parques e as praias já se encheram nos fins de semana de fevereiro. A primavera antecipou-se. Trouxe o canto dos pássaros e uma seca prolongada de que se evita falar, apesar de as alterações climáticas estarem cada vez mais na agenda pública.

E é neste estranho país que vivemos. Orgulhoso do seu sol, evita assuntos como a falta de água. Participativo em todos os movimentos internacionais, coloca o tema das mudanças climáticas na agenda, mas apenas quando este é pretexto para alguma contestação social. Nada melhor que uma manifestação ou um protesto para aflorar o tema, sem, no entanto, o aprofundar. Contudo, a mudança climática é um assunto complexo que se liga a tantos outros que se estendem desde a pobreza, a dependência das sociedades modernas das fontes energéticas, os modelos de consumo, a gestão dos ecossistemas… e tantos outros, numa lista quase infindável. Março trouxe essa agitação, soprada por ventos internacionais e um protesto juvenil saiu às ruas, clamando por medidas contra a mudança climática.

Continue a ler o artigo no site d’O Jornal Económico.

Photo by Patrick Hendry on Unsplash

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply