União Europeia e Mercosul iluminados

O acordo político para um Tratado de Livre Comércio entre o Mercosul e a UE é assinado em Bruxelas, celebrado em Osaka e mantém a dúvida de franceses, polacos, irlandeses assim como de numerosos dirigentes agrícolas de ambas as regiões. Isto demonstra o quanto mudou o comércio internacional desde que se iniciaram as negociações em 1994 e também que a sua importância ultrapassa o plano económico.

Em primeiro lugar, é o primeiro grande acordo transatlântico que se realiza entre uma entidade supranacional como o Mercosul e uma organização internacional como a União Europeia. É, sem dúvida, um acordo do século XXI.

Em segundo lugar, este acordo é o resultado do otimismo e do voluntarismo. A constância de numerosos atores em ambos os lados do Atlântico converteram o otimismo e o voluntarismo em instrumentos fundamentais para superar as barreiras que se apresentaram e conseguiram estabelecer ambas as atitudes como virtudes essenciais destas negociações.

No entanto, o importante, não fica muito visível; a assinatura deste acordo multiplica as possibilidades de um vínculo mais sustentável entre ambos os lados do Atlântico por razões mais substantivas:

Continue a ler o artigo no site do DN.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Líderes da Mercosul e da União Europeia em Osaka, em junho de 2019 / foto de Alan Santos/PR / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luis Fretes Carreras

Associate researcher at CEI-IUL. Guest Auxiliary Professor at ISCTE-IUL. Former Ambassador of Paraguay to Portugal. Research interests: IR, democracy and transitions, latin-american studies.

Leave a Reply