26 FEV | Leituras do Mundo: Olhar o Mundo

No dia 26 de fevereiro ocorrerá a primeira sessão da iniciativa do Centro de Estudos Internacionais e da Biblioteca do ISCTE-IUL, denominada “Leituras do Mundo”.

Este ciclo de tertúlias pretende apresentar livros na área dos Estudos Internacionais ao público geral e irá decorrer com uma periodicidade mensal na Biblioteca do ISCTE-IUL.

Nesta primeira sessão será apresentado o livro “Olhar o Mundo”, do jornalista António Mateus (coordenador e apresentador do programa com o mesmo nome, emitido na RTP), com contribuição dos autores Ana Isabel Xavier, Felipe Pathé Duarte, Francisco Seixas da Costa, Luis Tomé, Teresa Anjinho e Tiago Moreira de Sá.

Estará presente o coordenador e alguns dos restantes autores do livro nesta sessão moderada por Luís Nuno Rodrigues (CEI-IUL), que irá decorrer dia 26 de fevereiro, na sala B602 (Biblioteca do ISCTE-IUL), às 18h. A entrada é livre.

Sobre o livro “Olhar o Mundo”

“Este é um livro que empresta andaimes de saberes indispensáveis ao entendimento de um mundo cada vez mais complexo e em rápida mudança.
Numa era de assumida urgência e importância, de saber para agir, investigadores de todas as esferas de Relações Internacionais, responderam ao desafio de traçar um cenário de futuro próximo, assente nas atuais tendências, por eles identificadas, nas respectivas áreas de perícia.
Um contributo que inclui ainda, numa primeira parte, os saberes de 13 personalidades marcantes do pensamento político e humanista da atualidade, entrevistadas pelo autor, no programa da RTP “Olhar o Mundo”, eleito pelo terceiro ano consecutivo, o “Melhor Programa de Relações Internacionais” das televisões portuguesas.
São incontornáveis, nesse percurso, as prestações de Noam Chomsky, Prem Rawat, Tariq Ramadan, Juan Carlos Monedero, James Steinberg, Daniel Innerarity , Ahmed Kathrada, Joseph Weiler, Joaquim Chissano, Sello Hatang, Prokopis Pavlopoulos e Huseyin Bagci e ainda, saberes mais próximos, como os do senador da política externa portuguesa, Adriano Moreira”.

 

Sobre os oradores da sessão

António Mateus é coordenador e apresentador do programa de Relações Internacionais da RTP, é jornalista profissional desde 1984 .
Destacado em 1986 para Maputo, tornou-se o mais jovem jornalista de sempre a chefiar uma delegação de agências internacionais de notícias, um posto a partir do qual cobriu as guerras civis de Angola, Moçambique e Grandes Lagos, as sucessivas rondas de paz para estas regiões e a luta contra o apartheid na África do Sul.

 

Ana Isabel Xavier é investigadora no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e colabora com o Centro de Investigação de Segurança e defesa do Instituto Univesitário Militar. Além de diversas parcerias e colaborações, a investigadora é frequentemente convidada pela Comunicação Social para comentar a situação política europeia e internacional.

 

Filipe Pathé Duarte é colaborador do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e na Universidade Autónoma de Lisboa, onde também desenvolveu um projecto sobre segurança euro-mediterrânica. É ainda consultor na VisionWare para as áreas de geopolítica, análise de risco e segurança. É comentador para assuntos de segurança internacional na RTP. Foi investigador em centros de renome na área de segurança e defesa no Reino Unido e EUA.

 

Luis Tomé é doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, é Professor Associado na UAL e Coordenador Científico do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores da UAL. É também Professor convidado em diversos institutos universitário nacionais e internacionais, investigador nas áreas das Relações Internacionais, Geopolítica e Estudos de Segurança e autor de várias publicações.

 

Tiago Moreira de Sá é doutorado em História Moderna e Contemporânea pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Autor do livro Os Americanos na Revolução Portuguesa, tem também vários artigos publicados em revistas especializadas e com arbitragem científica. Entre 1995 e 2003 trabalhou como jornalista. Actualmente é investigador no Instituto Português de Relações Internacionais – Universidade Nova de Lisboa.

 

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply