O Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) tem por objectivo prioritário reforçar o espaço de pesquisa interdisciplinar e de intervenção perante a complexidade dos fenómenos sociais, políticos e económicos que se inserem num mundo globalizado e ultrapassam as fronteiras nacionais e regionais. O CEI-IUL baseia-se no capital de investigação e experiência do Centro de Estudos Africanos (CEA-IUL) que o precede e propõe-se exponenciar as áreas de atuação e de investigação interdisciplinar desenvolvidas nesta unidade de I&D nas últimas décadas. A evolução do CEA-IUL para um centro de estudos internacionais representa, mais do que um alargamento de área geográfica de pesquisa, o reconhecimento de uma abordagem centrada em problemas atuais no panorama global que combina diferentes perspetivas disciplinares.

Um outro objetivo prioritário do novo Centro é valorizar as competências científicas dos investigadores e professores do ISCTE-IUL nos domínios da segurança global, estudos de desenvolvimento, relações internacionais e movimentos sociais, criando ligações inovadoras entre diferentes áreas disciplinares e promovendo a sua articulação. Sendo o ISCTE-IUL conhecido pela sua valência na área das Ciências Sociais e da Economia e Gestão, entendemos que esta dupla abordagem enriquece o tratamento de questões internacionais. O CEI-IUL integra investigadores que trabalham em estudos sociais, política e relações internacionais, estudos de desenvolvimento, economia e gestão em contextos internacionais.

Áreas Científicas

As áreas científicas específicas em que o CEI-IUL desenvolve a sua investigação, reconhecidas pelo Conselho Científico do ISCTE-IUL, são Estudos Internacionais e Estudos Africanos. O CEI-IUL realiza investigação multidisciplinar em Ciências Sociais, pelo que para além das áreas específicas inclui também a Estudos de Desenvolvimento, Relações Internacionais, Antropologia, Sociologia, História, Ciência Política, Economia Política e Gestão Geral.

Objetivos

O CEI-IUL, enquanto unidade de investigação de excelência, tem por objetivos principais:

  • Realizar investigação académica no domínio das Ciências Sociais, Relações Internacionais, Estudos de Desenvolvimento, Economia e Gestão, com prioridade para temas e áreas relevantes para os estudos internacionais.
  • Produzir propostas de ensino e investigação a desenvolver no ISCTE-IUL, reforçando a sua vertente de internacionalização e apoiando-se nas numerosas redes de colaboração estabelecidas com universidades em Africa, América Latina, India, China, EUA, além das redes europeias.
  • Apoiar o ensino nos programas de Mestrado e Doutoramento já existentes no ISCTE-IUL com os quais os seus membros colaboram, nomeadamente o Mestrado e Doutoramento em Estudos Africanos, o Mestrado em Estudos de Desenvolvimento, o Mestrado e Doutoramento em Ciência Política, o Doutoramento em História, Defesa e Relações Internacionais.
  • Promover a inserção nas principais redes de investigação internacionais.

Dada a sua natureza complementar de centro de investigação empenhado na análise e reforço dos vetores de internacionalização, é igualmente objetivo do CEI-IUL:

  • Intervir no debate informado de temas internacionais, nomeadamente dos temas determinantes no processo de inserção de Portugal e das instituições e empresas portuguesas nas esferas europeia e internacional.
  • Divulgar a informação através de atividades públicas, debates, publicações dirigidos ao público em geral.

Organização

O CEI-IUL organiza-se numa base matricial, constituída por linhas regionais (África, Ásia, Europa e Relações Transatlânticas) e grupos de investigação: Instituições, Governação e Relações Internacionais, Desafios Societais e do Desenvolvimento e Economia e Globalização.